top of page

Como ter TOC?

  • blogpsicologiacdll
  • 7 de dez. de 2023
  • 3 min de leitura

Queridos viajantes, hoje convidamo-vos a viajarem connosco até Tóquio, onde vos mostraremos, passo a passo, como se tornarem pessoas obsessivo-compulsivas!


Comecemos por vos fazer uma pequena introdução do que é este Transtorno Obsessivo Compulsivo, que talvez conheçam como OCD, para compreenderem melhor aquilo em que se estão a tornar!


O que é?


Esta doença mental é caracterizada pela presença de pensamentos intrusivos, a que chamamos de obsessões e que trazem ansiedade. Para aliviar essa ansiedade, as pessoas realizam comportamentos chamados compulsões. O TOC ocupa grande parte do tempo do doente, afetando atividades importantes da visa deste. Esta doença mental pode aparecer em qualquer idade, sendo mais comum dos 8-12 e no final da juventude. Qualquer um pode ter TOC, sendo esta doença hereditária. Além disso, ainda não se sabe as causas do TOC, mas sugere-se que diferenças no cérebro e nos genes possam ser o que afeta estas pessoas.




ree






Mitos sobre o TOC


"Ter TOC significa limpar e organizar tudo"


Muitas pessoas têm a crença de que ter TOC significa ter uma obsessão por ter tudo organizado e limpo, quando, na realidade, é muito mais do que isso. Efetivamente, as pessoas que sofrem TOC podem preferir estar em ambientes organizados e limpos, mas isso porque estas tendem a preferir simetria e ordem nos seus arredores, por lhes conferir um sentido de segurança.



"Todos temos um pouco de TOC"


Hoje em dia, muita gente pensa que é possível ter um pouco de TOC e que todos apresentamos um certo nível deste transtorno. O TOC não é uma particularidade da nossa personalidade, mas sim uma perturbação mental. Por isso, não se “liga” e “desliga”, estando sempre presente.



"É fácil modificar estes comportamentos"


Atualmente, tem-se muito a crença de que os comportamentos das pessoas com TOC são facilmente modificáveis. No entanto, as compulsões das pessoas com TOC são muito fortes e ,na realidade, nem conseguimos compreender exactamente a sua intensidade pois não a experienciamos, apenas através do acompanhamento profissional podem ser alteradas.


ree


Tratamentos


A terapia cognitivo-comportamental e os remédios da classe dos inibidores seletivos de recaptação de seratonina, normalmente prescritos para tratamento da depressão, pois estes, inibem o surgimento de pensamentos obsessivos causadores de medo, angústia. A união dessas duas estratégias num tratamento de longa duração é a que costuma trazer os melhores resultados.

As técnicas psicoterapeuticas consistem em expor a pessoa gradualmente a situações que geralmente descencadeiam compulsões. Esse processo continua até que o paciente consiga aprender maneiras saudáveis de lidar com a própria ansiedade.

Uma companhia farmacêutica japonesa juntamente com uma britânica, criaram uma molécula medicinal feita por meio de Inteligência Artificial (IA), um novo tratamento. O novo medicamento será testado no tratamento de pacientes com transtorno obsessivo compulsivo (TOC), e será a primeira vez que uma molécula criada por AI será testada em humanos.




ree

Fun Facts


  • Celebridades que têm TOC: Leonardo DiCaprio, Howie Mandel e David Beckham

  • Quão comum? Cerca de 70 milhões de pessoas a nível mundial sofrem de TOC.



Esperemos que estejam a gostar da viagem, contudo temos ainda algumas propostas para vocês!


Aqui deixamos o link para o vídeo de um testemunho de alguém que tem TOC: https://youtu.be/PESAtZ3B6ZQ?si=pP2RldvsgsjlZmwf


E aqui sim, o tutorial de como ter TOC, com todos os passo que precisam de saber para obter esta doença na perfeição: https://drive.google.com/file/d/1A83RXVc6IpPeYHnWhPnv64cAtT4U9FYs/view?usp=drive_link


Por fim, desafiamo-vos a testarem o vosso conhecimento através de um kahoot:


Esperemos que tenham gostado desta viagem e queiram continuar a conhecer o mundo que é a nossa mente connosco! Qualquer dúvida que tenham estamos disponíveis para vos esclarecer no nosso Instagram @mind.jet_




Bibliografia:




 
 
 

Comentários


bottom of page