Transtorno de ansiedade social
- blogpsicologiacdll
- 21 de jan. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de fev. de 2024
Olá caros passageiros! Neste destino decidimos levar-vos para um local bastante peculiar: Transtorno de ansiedade social.
Este destino teve como inspiração o post do blog O Blog de Um Consultor, em que falam de uma rapariga, Marta Silva, que sofre desta perturbação.
Marta é uma paciente de 20 anos, que não consegue socializar devido ao seu TAS (transtorno de ansiedade social), sentindo ansiedade extrema nas ocasiões sociais. Por isso, passa os dias em casa sozinha a ver séries que ela se identifica de forma a poder distrair-se e lidar com o seu problema.
Porque é que escolhemos este post?
De entre todos os posts que vimos, este destaca um tema que pouco ou nada se fala. Apesar de pouco se falar sobre TAS, estudos recentes mostram que esta doença é na realidade, bastante comum. Normalmente, as pessoas com TAS têm receio de procurar ajuda de um especialista, justificando a falta de preocupação pela doença.
Outra razão pelo qual escolhemos este post são as séries que recomendam ver. Graças às séries Mindhunter, Everything Calls for Salvation e Social Distancing, é possível qualquer um com TAS consiga se identificar com certas personagens da série, ajudando-os a lidar com a sua doença.
Mas, o que é que é o transtorno de ansiedade social?
Para começar, esta perturbação é um tipo de transtorno de ansiedade caracterizado pelo medo excessivo de ser julgado ou criticado em público. Claramente, todos nós temos um bocado deste medo, mas nas pessoas com TAS esse medo é constante. Devido a isso, os doentes tentam evitar frequentemente situações em que têm que se expôr em público (por exemplo, falar em público) e ocorrências sociais do dia-a-dia (por exemplo, ter conversa fiada).
Quais são os sintomas deste transtorno?
Apesar de os sintomas variarem de pessoa para pessoa, no geral os sintomas são:
Compreensão de que os seus medos são excessivos e irracionais;
Tremores;
Ansiedade extrema;
Dormência;
Batimentos cardíacos acelerados;
Pensamentos negativos sobre si próprio;
Tonturas;
Evasão de situações sociais;
Receio que as pessoas percebam que está preocupado;
Pensamento repetitivo de coisas humilhantes que podem acontecer ao indivíduo;
Gaguez;
Depressão.
Quais são as causas de TAS?
As causas da ansiedade social podem ser uma combinação de diversos fatores genéticos e ambientais.
Os estudos apontam que para aqueles que têm familiares com o transtorno a probabilidade de desenvolvê-lo ao longo da vida é maior. Além disso, indivíduos com tendência à inibição comportamental e medo de julgamento também acabam tendo mais chances de conviver com a fobia social.
É comum que o transtorno comece a se manifestar na infância ou início da adolescência, até trazer prejuízos maiores na vida adulta. Quem apresenta a ansiedade social costuma ter um histórico de lares muito rígidos, com situações de controle, falta de apoio e busca de aprovação constante. Um ambiente tóxico na escola também contribui bastante para causar TAS.
Mesmo assim, não há clareza total sobre quais são as causas. É preciso ficar atento aos fatores de risco e sinais para procurar ajuda o mais rápido possível e não permitir consequências muito negativas na vida pessoal e profissional.
O que fazer para tratar TAS?
Existem várias estratégias para conseguir tratar transtorno de ansiedade social, podendo ser divididas em três tipos: Auto-ajuda; Psicológico; Medicação.
Auto-ajuda
Frequentar um curso de autoconfiança, algo que pode ser especialmente útil para quem é tímido por natureza;
Em conversas, escutar mais as outras pessoas e prestar menos atenção aos pensamentos que está a ter sobre si mesmo;
Abandonar comportamentos defensivos de forma gradual, começando por aquele que considerar mais fácil;
Tentar perceber o que lhe causa a ansiedade;
Ser paciente.
Psicológico
Praticar competências sociais;
Frequentar uma terapia cognitivo-comportamental;
Frequentar uma terapia de grupo;
Frequentar uma terapia de exposição.
Medicação
Esta abordagem deve ser feita quando o tratamento psicológico não está a funcionar como desejado ou quando o sujeito está bastante deprimido. Podem ser usados antidepressivos ou bloqueadores beta (AMBOS PRESCRITOS PELO MÉDICO).
Prevalência de TAS
De acordo com a National Institute of Mental Health (Estados Unidos), TAS afeta 15 milhões de americanos todos os anos. No mundo todo, 2-5% dos adultos apresentam TAS na duração das suas vidas inteiras. Devido a isso, TAS é considerada a terceira doença mental mais comum no mundo.
Esperemos que tenham percebido o que é transtorno de ansiedade social.
A vossa agência de viagens preferida, MindJet.
Aqui podem ir para o post que escolhemos: https://oblogdeumconsultor.wixsite.com/o-blog-de-um-consult/about-5
Webiografia:





Comentários